Carlos Inácio tornando o estudo da Matemática mais atraente
22/03/12
O professor Carlos Inácio é homenageado em matéria do site Conexão Professor
Por Nayra Garofle
O grande terror da maioria dos estudantes atende pelo nome de
Matemática. A disciplina é encarada com respeito por muitos alunos que
veem na matéria um obstáculo difícil de ser ultrapassado. Pensando em
uma maneira de mudar esse conceito, o professor Carlos Inácio dos
Santos Carvalho, do Ciep 279 – Professora Guiomar Gonçalves Neves, em
Trajano de Moraes, tem utilizado alguns artifícios diferentes e a
resposta de seus alunos tem sido muito positiva.
“Procuro, em minhas aulas, a maior interação possível com os alunos.
Não gosto de mostrar os conceitos e fórmulas prontas que, para a
maioria deles, não fazem sentido algum. Creio que esta dinâmica de
aula, que ainda estou aprendendo a trabalhar, facilita a compreensão e
a aceitação do que está sendo ensinado”, explica o professor.
Professor da rede desde 2005, Carlos Inácio acredita que o medo da
disciplina é fruto de uma Matemática formal demais, principalmente para
os alunos de hoje, cheios de equipamentos e informações tecnológicas
que não foram acompanhadas pelo ensino da disciplina.
“O aluno tem medo da Matemática por não vê-la como uma ferramenta útil
em seu dia a dia. Por achar que a Matemática não serve para nada além
de deixá-lo de recuperação. A não inclusão da Matemática no contexto do
aluno, para mim, é a grande vilã”, acredita.
Mas então como o professor faz para atingir os objetivos e vencer a
rejeição que a “galera” tem pela Matemática? Ele conta que procura
dinamizar ao máximo suas aulas.
“Claro que sem deixar de lado métodos tradicionais, como o uso do livro
e a resolução de exercícios, pois, como digo aos alunos, Matemática só
se aprende fazendo e fazendo. O que busco é dinamizar o início de um
trabalho, a introdução de um conteúdo, para que lhes pareçam mais suave
do que, às vezes, realmente é. Para isso, uso o espaço físico da
escola, o laboratório de informática, procurando tirar o aluno da
rotina de sempre estudar do mesmo jeito. Como disse, ainda estou
aprendendo, mas os resultados já começam a aparecer”, garante.
Dentre os métodos utilizados, o professor também procurou a internet
para facilitar a vida de seus alunos. Criou um blog no ano passado,
quando percebeu que esta seria uma ferramenta de grande auxílio.
“O uso da internet e das redes sociais deve ser utilizado a nosso favor
como elo entre os professores, a Matemática e os alunos. O blog tem o
objetivo de divulgar e dar ‘publicidade’ ao que estamos, eu e meus
alunos, fazendo da Matemática no Ciep 279. Virou um espaço de interação
e de informação para os alunos, pais de alunos, que podem acessar e
conferir, por exemplo, o Currículo Mínimo e algumas atividades que seus
filhos estão realizando, e para todos que quiserem conferir nosso
trabalho. O blog inicialmente era restrito ao 9º ano, mas aos poucos
tenho inserido informações sobre as outras séries”, explica.
O professor conta que sempre teve vontade de ensinar Matemática de uma
forma diferente, mas que não tinha noção de por onde começar. Até que
um curso de Formação Continuada, oferecido pelo Governo em parceria com
a Fundação Cecierj, ampliou seus horizontes.
“O curso me serviu, e me serve, de norte para uma nova forma de
trabalhar. Ele encaminha o conteúdo para a tão sonhada contextualização
do ensino da Matemática. Tudo que preparamos para o curso deve ser
aplicado em sala de aula, o que se torna um desafio para os
professores, de planejar, aplicar o que foi planejado e avaliar os
resultados obtidos. A intensa interação com o tutor e outros
professores nos fóruns são ferramentas importantíssimas no
enriquecimento do que vamos passar para os alunos”, relata o professor,
elogiando o material de estudo.
“O material oferecido para que possamos pesquisar e elaborar nossos
planos de trabalho é maravilhoso, sempre atrelado a algum contexto
histórico que dá significado ao que se está pretendendo ensinar. Enfim,
o curso tem fundamental importância no professor que tenho tentado
ser”, completa.
Carlos Inácio já adianta que não existe fórmula mágica para ensinar
Matemática, mas ressalta que qualquer mudança deve começar pelo
professor.
“Em uma reunião pedagógica em nossa escola, o diretor perguntou se
estávamos fazendo alguma coisa para melhorar o desempenho dos nossos
alunos. Neste momento percebi que não adianta jogar para o aluno toda a
responsabilidade pela falta de interesse e rejeição a determinada
matéria. Nós temos que buscar formas de atrair este aluno. Então, creio
que a mudança deve começar por nós mesmos. Cansei de falar, e ouvir
falar, que ‘no papel é muito fácil’, ou ‘queria ver se ele estivesse no
meu lugar’. A partir do momento em que me senti incomodado, procurei
uma forma de melhorar. Se posso dar uma dica a alguém, acho que seria
essa: incomode-se! Veja se pode, de alguma forma, fazer um pouco mais
pelo seu aluno. A Matemática é maravilhosa e pode ser explorada de
formas como nenhuma outra matéria pode ser”, conclui.
Para visitar o blog do professor Carlos Inácio, acesse:
http://matematicaciep279.blogspot.com.br/